Ao longo de mais de 20 anos, o cPanel é um painel de controle de hospedagem baseado na web, fornecido por muitos provedores de hospedagem para proprietários de sites, como é o caso da Gubax, proporcionando um painel simples, funcional, confiável e acessível pelo seu custo X benefício. Por estas características, empresas ao redor de todo o mundo vem adotando como ferramenta principal de gerenciamento em seus servidores de hospedagem. Mas no dia 27 de junho de 2019 a empresa realizou medidas radicais no licenciamento.

Detalhes

Nesse período o cPanel tornou-se popular devido à interface direta que pode ser facilmente entendida pelos usuários iniciantes, aliado ao funcionamento preciso e ao amplo leque de opções disponíveis, que tornam perfeito para uso mais profissional também. Para explorar essas diversas funcionalidades é necessário pagamento de licença, que permitia que se instalasse o cPanel em um servidor mediante a pagamento valor fixo, independente da quantidade de contas armazenadas no servidor. 

Com o anúncio feito em 27 de junho de 2019, esse cenário deve mudar radicalmente. O cPanel notificou para todos os clientes e parceiros licenciados, que determina a partir de 1 de Setembro de 2019 a nova política de valores que serão praticados.

O que irá mudar?

Em suma, a partir da nova política de licença que entrará em vigor, os valores são alteráveis de acordo com a quantidade de contas existentes em servidores que execute o cPanel.

A comunidade de empresas de hospedagem está abalada e confusa com essas mudanças. São milhares de empresas ao redor do mundo que serão afetadas diretamente e em consequência os seus clientes também. Menos de 24 horas do anúncio, vários nomes de peso do segmento estão tentando entender o impacto que as mudanças terão ao seu modelo de negócios, bem como isso vai afetar o mercado.

Com a mudança dessa nova política de preços, um revendedor que use um plano de revenda que tenha 200 contas criadas, representará a empresa em que tem a sua revenda hospedagem, mais de R$200,00 só de licença ao cPanel. Esse número é variável, pois a quantidade de contas pode mudar de um mês para o outro. Com isso, manter contas inativas ou uma simples conta de testes resultará mais despesas.

Em breve publicaremos novas atualizações de como ficarão os reajustes mais detalhado dos planos assim que obtivemos mais informações.

Anúncio oficial do cPanel: https://blog.cpanel.com/announcing-account-based-pricing/



Quarta, Julho 3, 2019

« Voltar