“503 Service Unavailable” ou “Serviço 503 Indisponível”.
Uma das mensagens de erro mais frustrantes ao acessar um site, tanto como desenvolvedor quanto como usuário da internet. Pode acontecer em intervalos tão curtos ou persistindo por mais tempo. No geral não só os usuários serão incapazes de acessar seu site, como você também perderá acesso à sua área de administração do WordPress, fazendo com que dificulte ainda mais o gerenciamento para buscar uma solução. Quando isso ocorre, é necessário fazer uma verificação de todos os arquivos para conseguir converter a situação.
Por isso, vamos te dar algumas dicas do que o causou. Os passos a seguir são tentativas para tornar sua resolução mais rápida, pois infelizmente o erro 503 não deixa muito claro especificando o local exato do problema. Dependendo da configuração do servidor, esse erro pode apresentar em diversas variações, aqui estão algumas:
503 Service Unavailable
503 Service Temporarily Unavailable
Http/1.1 Service Unavailable
HTTP Server Error 503
503 Error
HTTP 503
HTTP Error 503
Independente da mensagem “Serviço 503 Indisponível” parecer desafiador, é relativamente fácil de resolver, neste tutorial, vamos mostrar alguns passos.
OBS: Os passos a seguir vamos utilizar o CMS WordPress como exemplo, podendo aplicar esses procedimento em outros modelos de CMS.
Possíveis Causas do “Serviço 503 Indisponível”
Como se trata de um erro que não mostra detalhes, pode ser causado por diversos fatores, por exemplo:
Vamos começar a procurar com base nesses possíveis problemas.
Costumamos dizer que quando trabalhamos com plugins os problemas podem começar aparecer, isso por que dependendo do desenvolvedor, pode ter cometido alguma falha na criação ou alguma atualização. Em resumo, um plugin bugado é o principal causador de “Serviço 503 Indisponível” no WordPress.
Dito isso, se você deparou com o Erro 503 após instalar ou atualizar um plugin, na maioria dos causos pode ser ele o responsável pelo problema. Tudo que você precisa fazer é apenas desinstalá-lo e ver se o problema sumiu.
Outra situação é ter vários plugins instalados funcionando normalmente em seu site e de repente... Depara com a frustrante mensagem Erro 503 e pior, não tem ideia de qual plugin pode estar gerando isso.
Então “mão na massa”, vamos resolver tentar resolver o problema.
Se você não tem ideia de qual plugin esteja ocasionando o erro, deve desativar todos os plugins do seu site.
Como o erro 503 a maioria das vezes impede que você acesse a área de administração do WordPress, será necessário acessar os arquivos internos do WordPress utilizando o Gerenciador de Arquivos de sua hospedagem ou um programa FTP, no qual vamos utilizar, conhecido como FileZilla.
Assim como aparece utilizando o Gerenciador de Arquivos no cPanel da Gubax.
Agora navegue até o diretório wp-content, que contém várias pastas de conteúdos do WordPress. Vamos apenas renomear a pasta chamada plugins para plugins_old:
Esse processo fará com o WordPress não seja mais capaz de reconhecer nenhum de seus plugins. Agora, tente acessar o seu painel WordPress. Se o erro 503 não existir mais, significa que realmente é um de seus plugins que está ocasionando o erro.
Sabendo disso, agora retorne ao diretório wp-content e renomeie novamente sua pasta de plugins como estava anteriormente.
Em seguida, será necessário desativar cada um dos plugins até descobrir o culpado. Para fazer isso, abra o diretório wp-content/plugins e realize o mesmo procedimento anterior de renomear pasta por pasta.
1 - Comece pela primeira pasta e a renomeie por um nome de sua preferência;
2 - Recarregue a página do site e veja se o erro sumiu.
3 - Se não tiver sumido, renomeie a pasta do plugin para o nome original
4 - Repita o mesmo processo mencionado acima na pasta do próximo plugin
Se chegar ao final desse processo sem encontrar uma solução, vamos verificar se o tema é o responsável.
Se realizou todos os passos de renomear os plugins e o erro ainda continua, pode ser que o problema esteja em seu tema ativo. Isso acontece devido o código da estrutura de um tema pode estar ligado com algum Script PHP bugado. Por isso, é recomendável que mantenha o Tema padrão do WordPress mesmo depois de instalar um novo, permitindo que volte para o Tema padrão caso o ativo apresente uma falha.
1 - No FTP, navegue para a pasta wp-content/themes
2 - Baixe o tema ativo e salve em um local seguro.
3 - Agora, delete o tema ativo e tente acessar novamente o seu site. Se o Erro 503 tiver desaparecido, significa que havia um erro com seu tema WordPress e que talvez você deva atualizá-lo ou se não for o caso, reverta para uma cópia mais recente.
Quando estiver navegando e deparar com esse erro, será necessário fazer uma depuração de código seguindo os passos abaixo:
1 - Abra o seu diretório do WordPress pelo FTP ou Gerenciador de arquivos
2 - Localize o arquivo wp-config.php e edite
3 - Adicione o código abaixo para habilitar a função de registros:
define( 'WP_DEBUG', true);
define( 'WP_DEBUG_LOG', true);
define( 'WP_DEBUG_DISPLAY', false);
4 - Salve as alterações.
Agora recarregue o seu site para provocar o erro. Localize o arquivo debug.log localizado dentro do diretório /wp-content ou em alguns provedores pode aparecer uma pasta chamada logs.
Tudo que precisa fazer é verificar os registros que mostram em ordem cronológica, onde exibe a linha específica do código responsável pelo erro 503 e efetuar a correção.
Caso esteja recebendo constante o erro “Serviço 503 Indisponível”, talvez seu site esteja recebendo bastante tráfego mais que o habitual, fazendo com que o plano não suporte a demanda. Por outro lado, isso é bom e significa que o seu projeto está crescendo.
Limite WordPress ‘Heartbeat’
WordPress Heartbeat é uma API incorporada ao WordPress responsável por salvar automaticamente o código, exibir notificações de plugins, quem mais está trabalhando em uma postagem e entre outras ações.
Em alguns casos ela pode se tornar um problema devido trabalhar em segundo plano e consumir recursos do servidor, assim não suportando a carga e levando ao erro 503.
Vamos verificar se é ele mesmo o problema?
1 - No FTP, navegue para a pasta wp-content/themes
2 - Em seguida, abra a pasta correspondente ao tema ativo
3 - Localize o arquivo functions.php e vamos edita-lo
4 - Agora, adicione o código abaixo depois da tag <?php:
add_action( 'init', 'stop_heartbeat', 1 );
function stop_heartbeat() {
wp_deregister_script('heartbeat');
}
Salve e recarregue a página, se o erro desaparecer, realmente era esse o problema. Mas se caso o erro persistir, significa API Heartbeat WordPress não é o problema.
Conclusões
Listamos aqui algumas soluções para o problema, se nenhum dos passos acima resolveu, recomendamos se você não é um programador, que consulte um profissional de sua confiança para fazer uma inspeção completa em busca do que está ocasionando o erro.