Meta Tags - Mais do que divulgar seu site nos buscadores


As meta tags não servem só para divulgar seu conteúdo. Basicamente, a função delas é fornecer informações adicionais sobre seu site. Vamos conhecer melhor algumas meta tags interessantes.

content-language

Especifica a língua primária da página. Útil para ajudar os buscadores a classificar seu site no idioma apropriado, orientar os navegadores a exibirem a acentuação e caracteres especiais corretamente e para facilitar o uso de corretores ortográficos.

Alguns valores possíveis:

  • pt Português
  • pt-br Português do Brasil
  • en Inglês
  • en-us Inglês dos EUA
  • en-gb Inglês Britânico
  • fr Francês
  • de Alemão
  • es Espanhol
  • it Italiano
  • ru Russo
  • zh Chinês
  • ja Japonês

Um exemplo usa o valor "pt":

Código:
<meta http-equiv="content-language" content="pt">


content-type

Especifica o tipo de conteúdo da página e o conjunto de caracteres que ele usa. É recomendável utilizar esta meta tag em todas as páginas do seu site, porque ela garante que os navegadores irão tratar seu documento da maneira mais apropriada, especialmente quando você utiliza formulários para enviar informações entre páginas. Para quem desenvolve páginas em idiomas orientais, utilizar o conjunto de caracteres apropriados é fundamental para que eles sejam exibidos corretamente.

Os valores mais comuns são:

Código:
<meta http-equiv="content-type" content="text/html; charset=iso-8859-1">


Onde

text/html define que o conteúdo é um texto em linguagem HTML. Se você desenvolve sites em XHTML ou XML certamente sabe que deverá os valores "application/xhtml+xml" e "application/xml", respectivamente.

iso-8859-1 é a codificação da linguagem mais comum para exibir textos em línguas derivadas do latim.


Através das meta tags você também pode declarar sua autoria sobre a página, "assinando" seu código fonte:

author

Eu considero esta tag importantíssima. Ela pode ser útil quando algum usuário procura pelo seu nome em um buscador, ou quando o site do seu cliente não tem uma forma de contato direto com você desenvolvedor por alguma razão.

Código:
<META NAME="author" CONTENT="Gubax">


reply-to

Especifica um endereço de e-mail para entrar em contato com o(s) responsável(is) pelo site.

Código:
<meta name="reply-to" content="sac@gubax.com.br">

Alguma vez você já reparou que quando edita uma página HTML feita no FrontPage ou no Word é o programa que a gerou que abre para edição, e não o Bloco de Notas ou seu editor não-visual padrão? Isso é por causa da meta tag generator, que especifica o programa que construiu a página:

Código:
<meta name="generator" content="Microsoft FrontPage 5.0">


É assim que o Windows sabe que editor utilizar e que ícone mostrar ao exibir um arquivo .htm ou .html numa pasta. 

Was this answer helpful?

 Print this Article

Related Articles

Utilizando SMTP

O que é SMTP e por que usá-lo ?O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é um protocolo que permite,...

Trabalhando com htaccess

Deny/Allow1. Bloqueia - Libera2. Exemplos: Libera ou bloqueia acesso a uma determinada faixa de...

Redirecionamento

Redirecionamento com frames Quando você quiser fazer um redirecionamento mantendo o endereço do...

Meta Tags - O que são e como utilizá-las

Meta tags são linhas de código HTML, ou "etiquetas", que, entre outras coisas, descrevem o...

Meta Tags - Escondendo seu site dos buscadores

A função desta tag é dizer aos buscadores se devem indexar sua página ou não. Quando você...

Siga-nos no Instagram